Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

Finalmente ficaram prontos *♥*

Sabonete líquido: Materiais

Os materiais usados para a produção do sabonete líquido:
- Lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo suave, de baixo poder de irritação. É um produto fácil de se trabalhar, compatível com quase todos os outros tensoativos usados em formulações de shampoos e sabonetes líquidos.
-Lauril éter sulfato de sódio é, sem dúvida, o tensoativo aniônico mais empregado na Indústria Cosmética e Farmacêutica, em função de sua versatilidade e do seu custo-benefício. Obtido sinteticamente a partir da reação dos álcoóis graxos (Láurico) de origem natural (pode ser dos ácidos graxos de coco, babaçu ou palmiste) com óxido de etileno, forma o éter etoxilado que, em seguida, é sulfatado, formando o Lauril Éter Sulfato de Sódio. 
-A amida 90 possui características espessantes e desengordurante. São utilizadas na fabricação de shampoos, emulsões e banhos de espuma, além da utilização na síntese de outros produtos como: álcoois graxos etoxilados sulfatados, devido suas interações estruturais, proporcionam aumento da solubilidade.
-A base perolada possui uma cobertura com textura brilhante de pérola, e misturada com as outras cores que são translúcidas e criam diversos efeitos tanto em produtos claros como em produtos coloridos. A maior aplicação da base perolada é em produtos para pele e/ou cabelos, dentre eles sabonetes líquidos, detergentes para louças, e xampus conferindo um brilho intenso no resultado final. Além dos efeitos cintilantes e sua facilidade de dispersão a base perolada mesmo viscosa pode ser adicionada no produto final sem alterar sua concentração e nem sua qualidade.
-Anfótero é um tensoativo (agente espumante), usado em produtos mais suaves e menos irritantes. É considerado um aditivo nobre pois sua ação promove ao produto acabado leveza e brilho.
-Anfótero é um tensoativo (agente espumante), usado em produtos mais suaves e menos irritantes. É considerado um aditivo nobre pois sua ação promove ao produto acabado leveza e brilho.
-A glicerina bi-destilada é encontrada naturalmente em gorduras e óleos, mas devido ao seu campo de aplicação incluindo o setor farmacêutico e alimentício, a mesma só pode ser obtida somente de óleos e gorduras de origem vegetal. É altamente higroscópica, uma propriedade que absorve a umidade e confere seu alto poder umectante em diversos produtos cosméticos. A glicerina bi-destilada também é utilizada como protetores, condicionadores da pele, além de regulador de viscosidade, proporciona emoliência e toque sedoso, deixando a pele macia.
-Um corante é toda substância que, se adicionada a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico. Num sentido mais estrito, corantes são substâncias compostas e compostos químicos, tanto naturais (e suas modificações) quanto sintéticos, relativamente definidos e até puros normalmente aplicados na forma de suas soluções, tanto em água quanto em outros solventes.
-O conservante KORALONE LA demonstra uma atividade antimicrobiana excelente contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, bolores e fermentação. KORALONE LA é totalmente miscível em água, com baixo teor de álcoois e glicois e baixa solubilidade em hidrocarbonetos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

domingo, 6 de julho de 2014

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Festa Junina


Galera toda reunida


VIVAAAA O AMOR!! HAHAHA

Padre da 3° Barbicha style HEHE

O conceito da cadeia principal



Principais grupos orgânicos 9.3

Grupos orgânicos é utilizar para designar qualquer grupo de átomo que apareça com frequência nas moléculas orgânicas.

Metil e Etil são exemplos de grupos orgânicos:
 -CH3 (metil)  -CH2 - CH3 (etil)

Metil e etil são nomes dados a pedaços de moléculas. 

Grupos que são importantes com 3 carbonos, propril e isopropil.

-CH2-CH2-CH3 (propril)    -CH-CH3 (isopropril)
                    |
                     CH3

Grupos que são importantes com 4 carbonos, são:


segunda-feira, 31 de março de 2014

Nomenclatura de Hidrocarbonetos

Começamos hoje (31/03/2014) a estudar a Nomenclatura de Hidrocarbonetos.
A matéria contém algumas tabelas e fórmulas. Um pouco confuso no começo, mas depois fica tranquilo.
Algumas fotos da sala de aula:









sábado, 29 de março de 2014

Maquete

Maquete da estrutura molecular do Benzeno para apresentação de Química finalizado.


C6H6

Azul: Hidrogênio 
Preta: Carbono

domingo, 23 de março de 2014

PROJETO MAQUETE TRIDIMENSIONAL DO BENZENO

Hoje começamos a montar a maquete do benzeno. Falta terminar de pintar e colar tudo no lugar. Mas está aí.
Preto: Carbono;
Azul: Hidrogênio:
Palitos brancos: Ligações (simples e dupla);







BENZENO

Formula Estrutural

         O benzeno é um liquido volátil, estável e incolor. Tem um cheiro característico e um ponto de ebulição relativamente baixo (80,1º C), evaporando-se rapidamente. É altamente inflamável. É pouco solúvel em água, mas miscível com a maior parte dos solventes orgânicos. Tem a fórmula química C6H6, com os seus átomos de carbono nos vértices de um hexágono e um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono. 
       O benzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares. 
       É utilizado como matéria-prima para síntese de outros compostos orgânicos e como aditivo nos combustíveis para veículos, substituindo, em parte, o chumbo. No passado foi utilizado como solvente em tintas, colas e semelhantes, limpeza a seco, etc. Atendendo aos seus efeitos na saúde, foi substituído por outros produtos, neste tipo de utilização. 
       Deste modo e atendendo à sua volatilidade, o benzeno entra em contato com o homem principalmente através do ar, em ambientes industriais específicos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustíveis ou da sua queima incompleta. Foi demonstrado que o benzeno produz um considerável número de efeitos biológicos. Os efeitos agudos do benzeno refletem a sua atividade como anestésico geral e podem conduzir a uma depressão do sistema nervoso central, perda de consciência e sensibilização do miocárdio às catecolaminas. 
       A exposição crônica pode resultar na depressão de medula óssea que provoca leucopenia, anemia, e/ou trombocitopenia. Em ensaios em animais foi descrito o aparecimento de tumores epiteliais, enquanto que no homem a resposta carcinogênica é a leucemia. Um terceiro tipo de impacte biológico é a produção de respostas teratogênicas tais como aberrações cromossômicas, trocas de cromatídeos e micronúcleos. Foi ainda sugerida à produção pelo benzeno, de efeitos fetotóxicos. 
      De acordo com a Agência para o Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (Agency for Toxic Substances and Disease Registry, ATSDR) (2007), benzeno é tanto uma substância química antropogenicamente produzida e que ocorrem naturalmente em processos que incluem: erupções vulcânicas, incêndios florestais, a síntese de substâncias químicas, tais como fenol, a produção de fibras sintéticas e de fabricação de borrachas, lubrificantes, pesticidas, medicamentos, e corantes. 
      A rota mais comum de exposição ao benzeno é através da inalação de gases provenientes do fumo do tabaco e de escape do veículo a motor, no entanto, a ingestão e absorção cutânea de benzeno podem ocorrer também através do contato com água contaminada. 
      O benzeno é metabolizado pelo fígado e excretado na urina. Medição do ar e níveis de água do benzeno é realizada através de coleta através de tubos de carvão ativado, que são então analisados por uma cromatografia a gás. A medição do benzeno em humanos pode ser realizada através da urina, sangue e testes de respiração, no entanto, todos estes têm as suas limitações, pois o benzeno é metabolizado rapidamente no organismo humano em subprodutos chamados metabólitos.

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO


ARLINE Arcuri -  PESQUISADORA FUNDA CENTRO


sábado, 22 de março de 2014

FAZENDO ARTE

Acho que muitos de vocês já viram este video, mas ow, muito bom o que esse cara faz, tive que postar.


ESFERA E VARETA

Pessoal reunido se preparando para a construção das maquetes.
Esse tipo de maquete é feito para representar tridimensionalmente as moléculas.

(Imagem retirada da internet)
Como deverá ficar o trabalho depois de pronto. (Usando outros tipos de materiais).
(Imagem retirada da internet)

sexta-feira, 21 de março de 2014