Formula Estrutural
O benzeno é um liquido volátil, estável e incolor. Tem um cheiro característico e um ponto de ebulição relativamente baixo (80,1º C), evaporando-se rapidamente. É altamente inflamável. É pouco solúvel em água, mas miscível com a maior parte dos solventes orgânicos. Tem a fórmula química C6H6, com os seus átomos de carbono nos vértices de um hexágono e um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono.
O benzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares.
É utilizado como matéria-prima para síntese de outros compostos orgânicos e como aditivo nos combustíveis para veículos, substituindo, em parte, o chumbo. No passado foi utilizado como solvente em tintas, colas e semelhantes, limpeza a seco, etc. Atendendo aos seus efeitos na saúde, foi substituído por outros produtos, neste tipo de utilização.
Deste modo e atendendo à sua volatilidade, o benzeno entra em contato com o homem principalmente através do ar, em ambientes industriais específicos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustíveis ou da sua queima incompleta. Foi demonstrado que o benzeno produz um considerável número de efeitos biológicos. Os efeitos agudos do benzeno refletem a sua atividade como anestésico geral e podem conduzir a uma depressão do sistema nervoso central, perda de consciência e sensibilização do miocárdio às catecolaminas.
A exposição crônica pode resultar na depressão de medula óssea que provoca leucopenia, anemia, e/ou trombocitopenia. Em ensaios em animais foi descrito o aparecimento de tumores epiteliais, enquanto que no homem a resposta carcinogênica é a leucemia. Um terceiro tipo de impacte biológico é a produção de respostas teratogênicas tais como aberrações cromossômicas, trocas de cromatídeos e micronúcleos. Foi ainda sugerida à produção pelo benzeno, de efeitos fetotóxicos.
De acordo com a Agência para o Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (Agency for Toxic Substances and Disease Registry, ATSDR) (2007), benzeno é tanto uma substância química antropogenicamente produzida e que ocorrem naturalmente em processos que incluem: erupções vulcânicas, incêndios florestais, a síntese de substâncias químicas, tais como fenol, a produção de fibras sintéticas e de fabricação de borrachas, lubrificantes, pesticidas, medicamentos, e corantes.
A rota mais comum de exposição ao benzeno é através da inalação de gases provenientes do fumo do tabaco e de escape do veículo a motor, no entanto, a ingestão e absorção cutânea de benzeno podem ocorrer também através do contato com água contaminada.
O benzeno é metabolizado pelo fígado e excretado na urina. Medição do ar e níveis de água do benzeno é realizada através de coleta através de tubos de carvão ativado, que são então analisados por uma cromatografia a gás. A medição do benzeno em humanos pode ser realizada através da urina, sangue e testes de respiração, no entanto, todos estes têm as suas limitações, pois o benzeno é metabolizado rapidamente no organismo humano em subprodutos chamados metabólitos.
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO
ARLINE Arcuri - PESQUISADORA FUNDA CENTRO
|
domingo, 23 de março de 2014
BENZENO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário